Certamente quem visitou a Feira Japonesa do Recife deve ter se deparado com uma dessas. As kokeshi são lindas bonecas Japonesas feitas em madeira, carregadas de significado e tradição.
Originárias do Norte do Japão, mais precisamente de Tohoku, região bem conhecida por suas fontes termais, as Kokeshi inicialmente teriam sido feitas pelos Kiji-shi [artesões da madeira] para a venda como souvenires no período Edo (1600- 1868)e a técnica teria se espalhado pelo resto do Japão.
Elas são feitas toda em madeira de cerejeira ou cornus que, depois de cortada, é deixada para descansar de um a cinco anos e só então são feitas as bonecas. Com seu corpinho simples e cabeça destacada não tem braços ou pernas, são pintadas artesanalmente com linhas suaves e cobertas por desenhos com motivos florais, só depois envernizadas com cera.Originárias do Norte do Japão, mais precisamente de Tohoku, região bem conhecida por suas fontes termais, as Kokeshi inicialmente teriam sido feitas pelos Kiji-shi [artesões da madeira] para a venda como souvenires no período Edo (1600- 1868)e a técnica teria se espalhado pelo resto do Japão.
Existem duas formas de Kokeshi
- Tradicional - Conhecida como Dento, tem padrões definidos e tem 11 tipos de acordo com a área do país onde surgiram, são eles: Tsuchiyu, Togatta, Yajiro, Naruko, Sakunami, Yamagata, Kijiyama, Nanbu, Tsugaru, Zao- Takayu e Hijioro. A mais comum encontrada é do tipo Naruko. Possuem formas e desenhos mais simples tem o corpo mais cilíndrico e várias partes não cobertas com tinta, deixando aparecer a madeira. As técnicas para fazê-las são passadas oralmente de pai para filho.
- Criativa - Nesta forma de Kokeshi conhecida como Shingata o artista é livre para dar formas diferentes às bonecas, com muitas cores e desenhos. Este estilo apareceu depois da Segunda Guerra mundial. Estão restritas a determinadas regiões do Japão, mais específicamente os grandes centros urbanos.
Algumas curiosidades sobre as Kokeshi
° Os japoneses, principalmente de Okinawa usam estas bonecas nas cerimônias de enterro de crianças que não chegaram a completar um ano de vida. Acredita-se que as almas destas crianças são fixadas nas bonecas para que não fiquem perdidas no além morte. A família da criança deixa a boneca sobre a lápide ou em casa, Bonecas "abandonadas" são levadas para casa e acredita-se que tragam boa sorte.
° É tradição oferecer frutas, origamis, brinquedos e doces todo mês, para o espírito da criança que está retido na boneca, evitando o azar e a maldição.
° Nenhuma Kokeshi é igual a outra, mesmo as Shingata são feitas manualmente e únicas.
° Os agricultores japoneses acreditavam que dar Kokeshi para as crianças brincarem ajduaria numa boa colheita, por mostrar aos eduses que as crianças eram felizes e que ali havia união e espírito familiar. Quando as crianças cresciam, as bonecas eram levadas de volta à montanha de onde foi tirada sua madeira sendo queimadas e em forma de fumaça, por isso é muito difícil encontrar Kokeshi antigas.
° Algumas versões dizem que a denominação original da Kokeshi (小芥子) seria 子消し, significando "crianças perdidas".
Sejam quais forem as lendas e estórias, ou histórias as bonequinhas difundiram-se pelo mundo e são vistas hoje como representantes da cultura japonesa, feitas em série por fábricas e exportadas para todo o mundo como ítens de decoração.
1 comentários:
Ow! Queria uma dessas, ainda não tive oportunidade de comprar aqui em Recife. Ps.: Amei seu blog!
Postar um comentário