Como é o Feriado de Finados no Japão!!


Nada de choro ou vela! A celebração de finados no Japão é divertida o suficiente para fazer qualquer defunto querer sair do túmulo.

O Festival Obon - como se chama a celebração aqui, é um feriado informal no país. Não é oficial, mas muita gente não trabalha para poder ir para sua cidade natal, celebrar e se encontrar com seus ancestrais vivos e mortos.
O festival é originário do budismo chinês e comemorado há mais de 500 anos com a intenção de salvar os mortos que não conseguem desencarnar. No Japão, tornou-se um evento para cultuar a memória dos antepassados E, para alguns, a oportunidade ideal para caçar fantasmas. A comemoração acontece de 13 a 15 de agosto, ou de 13 a 15 de julho, variando de acordo com a região do país. Além das orações nos templos e oferendas nos altares montados nas residências familiares, lanternas são acesas para guiar os espíritos em seu retorno para a outra dimensão. Mas a marca registrada do Festival Obon é a Bon Odori, uma dança folclórica, coletiva e popular para confortar e entreter as almas.

Terminada a estação do Bon, porém, acredita-se que os falecidos retornam para a sua casa, o Além. Portanto, essa é a única oportunidade do ano para o contato com as atividades sobrenaturais.

Cemitérios, parques, castelos... alguns pontos supostamente assombrados da cidade, onde viveram e morreram dezenas de gerações, se transformam em atrações para vivos e corajosos.

E cutucar a alma penada com vara curta tem até nome lá. É kimodameshi, uma espécie de teste de coragem onde os participantes visitam os cenários prediletos dos fantasmas, poltergeists e afins. É uma competiçao: ganha quem permanecer por lá mais tempo.





0 comentários:

Postar um comentário