Recife recebe 8º Festival Internacional de Cinema Infantil


Mostra reúne mais de 90 filmes infantis e acontece entre os dias 8 e 17 de outubro, em três cinemas da cidade

Sinônimo de festa para as crianças, o escurinho do cinema fica ainda mais divertido no Recife no período 8 a 17 de Outubro. É quando acontece a etapa recifense do 8º Festival Internacional de Cinema Infantil, que vai exibir mais de 90 filmes nos cinemas São Luiz, Rosa e Silva e da Fundação Joaquim Nabuco. Em cartaz, títulos inéditos de diversos países em versão dublada, pré-estreias nacionais e exibição de clássicos infantis.

No Programa Internacional, títulos inéditos em versão dublada, fazendo um pequeno panorama do cinema direcionado as crianças. Os destaques ficam para o longa holandês “Iep!”, vencedor de prêmios internacionais, como o recente “Melhor Filme” no Festival de Cinema Infantil de Montreal, e para animação francesa “O Segredo de Eleonor” (foto 2), dirigida por Dominique Monféry, que recebeu menção honrosa no Annecy International Animated Film Festival. Um longa-metragem sem diálogos mostra para pequenos espectadores a força da narrativa do cinema húngaro, “Perdidos na Galáxia”.

Já na pré-estreia Brasil, grande expectativa para “Antes que o Mundo Acabe”, filme de Ana Luiza Azevedo, produzido pela casa de cinema de Porto Alegre, que arrematou o prêmio Itamaraty de "Melhor Longa de Ficção" da 33ª Mostra de Cinema de São Paulo. Outra pré-estréia especial será do filme “O Segredo de Kells” (foto 1), dirigido por Tomm Moore e exibido na programação do FICI no ano passado, depois de levar oito prêmios internacionais, foi indicado ao Oscar na categoria “Melhor longa-metragem de animação”.

A sessão “Dublagem ao vivo” recebe nesta edição dois filmes inéditos, proporcionando ao público a chance de conhecer o trabalho dos dubladores, que farão ao trabalho, ao vivo, no palco dos cinemas. Na programação recifense, serão dubladas a película argentina a argentina “Plumíferos”, a alemã “Amigos para Sempre”.

Por meio da “Sessão clássicos”, a FICI também dará a oportunidade aos mais jovens de conhecer, e aos mais velhos de recordar, um ícone do cinema infantil: “Kiriku e a Feiticeira” (1998), vencedor de onze prêmios incluindo o Annecy e o British. Já o programa “Novos Jovens” se encarregará de desconstruir em filmes os conflitos naturais da pré-adolescência.

Títulos como “Karla e Jonas” (sequência de “Karla e Katrine”, exibido na última edição do FICI), “Antes que o Mundo Acabe” e “As Pequenas Selvagens” (prêmio de melhor comédia juvenil do Undine Awards, na Áustria) retratam esta fase.

Antes da programação oficial de exibição dos filmes, o FICI traz o projeto “A tela na sala de aula”, que esse ano firmou parceria com o Centre National du Cinéma Et De L’Image Animée, centro que implementou, desde 1989, na França, três dispositivos para proporcionar aos alunos, desde o maternal até o vestibular, uma educação artística na área do cinema e do audiovisual. O FICI exibe cinco filmes deste projeto para alunos de escolas públicas e particulares e disponibiliza material pedagógico para os professores para futuras atividades.

Também paralelo à exibição das películas, a programação recifense traz outras atividades para os pequenos. Durante o FICI, No primeiro andar do Cinema São Luiz, será montada a exposição “Cinema é uma Grande Viagem”, que mostrará de forma prática a história e curiosidades da 7ª arte.

Já no Cinema da Fundaj, dia 8, terá a sessão “Pequeno Jornalista” e “Pequeno Cientista”, no qual as crianças que forem assistir aos filmes “Iep!” e “Perdidos nas Galáxia”, após a sessão participarão de uma conversa com um profissional de jornalismo e outro da área de ciência.

Para conhecer a programação completa acesse o link: http://pe360graus.globo.com/obj/18/131615.pdf


Fonte: pe360graus

1 comentários:

Unknown disse...

Uau! Amei a dica. Pena que estou sem tempo, mas quem sabe depois de uma peça de teatro vou dar uma passada pelo cinema.

Postar um comentário