Especial - Projeto SOPA

http://designbis.com.br/wp-content/uploads/2012/01/stoop.png

SOPA é a sigla de Stop Online Piracy Act, que significa Lei de Combate à Pirataria Online, em português. SOPA é um projeto do governo americano para combater a pirataria online, ou seja, a cópia de dados, arquivos, músicas e etc.

O projeto SOPA tem o objetivo de ampliar os meios legais para que entidades que lutam pelos direitos de autores tenham condições de combater o tráfico de informações protegidas e também de artigos falsificados. O SOPA é um projeto da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, que funcionará como uma lei, caso seja aprovado.

O SOPA dá aos donos dos direitos autorais um controle total sobre a distribuição de qualquer conteúdo online, ou seja, as pessoas somente terão acesso, caso seja do interesse dos detentores do direito, a informação seria muito mais limitada que é atualmente.

As pessoas a favor dizem que o SOPA é importante, pois protege os direitos dos autores, e geraria receita e empregos, e os oponentes dizem que é uma ameaça à liberdade de expressão, e uma forma de censura.

O Protesto - Anonymous

No início da noite de ontem, hackers do grupo Anonymous anunciaram, por meio do Twitter, uma retaliação aos responsáveis pela queda. Eles atacaram e derrubaram os sites da Universal Music (que acusa o Megaupload de pirataria), Associação das Gravadoras (RIAA), Associação Cinematográfica (MPAA), do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, do FBI e mais outros 15 sites.

De acordo com o governo americano, o Megaupload foi retirado do ar de acordo com uma lei já em vigor nos EUA. Segundo o jornal norte-americano The New York Times, a acusação alega que a empresa deve mais de US$500 milhões (cerca de R$880 milhões) em vendas perdidas para os detentores de direitos autorais de filmes e outros tipos de conteúdo.

O que o grupo Anonymous fez foi uma prova do que pode vim por aí caso o SOPA seja aprovado.

Por conta da grande manifestação do povo contra a aprovação da Lei, o presidente Barack Obama mostrou-se contra essa lei, o que fez que ela perdesse ainda mais força. Além disso o chefe do congresso americano, que detem maior quantidade de bancadas, também mostrou-se contra.


O Protesto - Empresas

Prepare-se, pois talvez ainda nesse primeiro mês de 2012 nós viveremos um dia que entrará para toda a história da internet, porque alguns dos principais serviços do mundo pretendem ter um apagão proposital para ir contra as novas leis que o governo americano tenta aprovar.

Amazon, Google, eBay, AOL, Facebook, e talvés Twitter, teriam fechado um acordo, onde todos eles tirariam seus sites e serviços do ar por 24 horas em uma escala global, em uma forma de protesto contra o SOPA, uma lei que pretende derrubar sites que possuam conteúdo de terceiros ou mesmo hospedem eles, ou seja, o governo terá poder quase infinito contra todos.

O dia 23 ainda não foi confirmado por todos como o grande dia, mas como à votação ocorrerá no dia 24 à data deve estar correta e talvez o anúncio oficial ocorra logo.


Se você quer ajudar e nao sabe como, saiba que pode. Basta passar essa mensagem à frente!

1 comentários:

Portuga disse...

kra, os senadores abandonaram os projetos de lei, SOPA e PIPA hoje, ambos estão arquivados por tempo indeterminado!
Vencemos! http://www.gizmodo.com.br/conteudo/discussao-da-sopa-e-pipa-adiada-no-congresso-americano/

Postar um comentário