Tudo começou em 1930, quando as primeiras músicas da Coréia eram bastante influenciadas pelas musicas japonesas. Já o Japão, não se sabe se eles estavam gostando disso ou não, mas aconteceu que os japoneses ficaram bravos com alguma coisa, e fizeram a Coréia colonial restringir todas as formas de expressão artísticas. ;-;
Mas em 1950/60, vieram os EUA e mostraram para Coréia, por meio de apresentações de vários artistas, que a música ainda existia e que ela era muito boa. E depois disso, tudo tornou-se a evoluir!
Então depois de ver que a vida não valia a pena sem música, a Coréia do Sul começou a ter vários gêneros, desde boys/girls bands até os cantores de esquina que cantavam apenas com um violão e boa disposição (sem esquecer, claro, de uma boa voz xD ). Aí, nos anos 70, o rock finalmente chegou à Coréia, sendo popularizado pelo cantor Cho Yong-pil.
Outro gênero que também foi popular na década de 70 foi o Trost, um tipo derivado do enka, que alguns coreanos falam que pode ter nascido do enka, mas não é idêntico, já que, para eles, acabou crescendo em paralelo. Nos anos 90, o coitado do Trost decaiu muito depois do lançamento do hit “Hayeoga”, da banda Seo Taiji & Boys. Já que estou falando neles, é legal mostrar que a popularidade deles nos anos 90 era tanta, que podia ser comparada à popularidade do Rei do pop nos anos 80.
O surgimento de Seo Taiji marcou muito a K-music, pois foi a primeira vez que alguém colocou elementos da música americana em músicas coreanas. Essa mudança fez com que surgissem muitos grupos, que, por ganharem uma fama enorme na década de 90, são chamados de “Grupos Legendários” Mas, infelizmente, o Seo Taiji & Boys se retirou do mercado pop coreano no meado dos anos 90. E como é de lei esses grupos, ou foram desfeitos, ou foram perdendo seu lugar para grupos mais atuais.
- Aqui vai um videozinho para vocês verem e terem uma ideia de K-Music:
0 comentários:
Postar um comentário