O crescimento do J-rock no Brasil

Em 2003, ninguém imaginaria termos artistas japoneses em terras tupiniquins. Começaram com a vinda de artistas de Anisong e Tokusatsu e assim foi até 2007. Até então, a expectativa da vinda de bandas de Jrock eram muito grandes, mas nada.

Em meados de 2007 foi anunciado a vinda do Charlotte. Sinceramente, não via como uma banda de grande expressão, mas era uma banda de Jrock vindo para o Brasil, então merecia todo o respeito e assim foi feito, muito bem recebidos pelos fãs e também pelos amantes do gênero músical.

De lá para cá, muita coisa aconteceu, muitas bandas começaram a visitar o nosso país, se eu não esquecer nenhuma, as bandas foram:

Miyavi (2x)
Monoral
Toshi with T-Earth
LM.C
HeadPhone President
Kagrra,
GPKism
AnCafe
Versailles
Shi-no (tá certo que não tocou, mas veio)
Aural Vampire
Psychic Lover


Mas creio que uma coisa que fez uma total diferença para o crescimento do Jrock no Brasil, foi a vinda do Dir en Grey no Maquinaria Festival em 2009. Creio que a partir dai que o Jrock estorou de vez para os brasileiros (lembrando que estou falando daqueles que não conheciam Jrock, pessoal do meio não conta, ok? rs)

E este ano será O ano do Jrock no Brasil. O X-Japan, uma das bandas mais tradicionais do gênero vem para o Brasil agora em Setembro, mostrando que o cenário é bacana também para essas bandas. Mas acredito que um dos grandes pontos do ano será realmente a vinda do Miyavi no SWU em Novembro. Um festival com grande expressão e que vem crescendo bastante.

Definitivamente, 2011 ficará na memória dos amantes do Jrock e que ano que vem, outras muitas bandas venham também. Tipo MUCC, sabe como é? rs

PS1: Na listagem eu não citei a vinda do M.O.V.E. e também do Kaya, pois estava contando das bandas de 2007 até 2009.

PS2: O Versailles está voltando para o Brasil este ano também!

0 comentários:

Postar um comentário