Entrevista com Lee Nys


Entrevista exclusiva com Lee Nys, considerada o fenômeno K-pop do Brasil.

Uma das atrações do Omakê 2013 é a dançarina curitibana Nathaly, mais conhecida como Lee Nys.  Ela é considerada por muitos como sendo um fenômeno do K-pop no Brasil. 

Vejam a entrevista completa que fizemos com ela:

1-  Nos fale um pouco sobre você. Quem é Lee Nys?

R.: Muito prazer, meu nome é Nathaly Yumi da Silva, mais conhecida como Nys (iniciais do meu nome), tenho 18 anos, curso Marketing e moro em Curitiba - PR. Meus hobbys são dançar e viajar. Estou no meio do K-pop a mais ou menos 4-5 anos, faço principalmente covers da BoA e da Hyuna, mas já fiz cover do Donghae (Super Junior) também. 
Quando o assunto é dança/kpop, sou muito focada e exigente comigo mesma, estar em cima de um palco me apresentando é uma das melhores sensações que a dança/kpop vem me proporcionando e mesmo assim, um fico nervosa, tremo, soluço, acho que vou esquecer/errar a coreografia, toda vez que me apresento ainda tenho a sensação de que é a primeira vez, e esse friozinho na barriga me faz continuar. Fora dos ensaios e dos palcos, eu me considero uma pessoa bem ligada a minha família e aos meus amigos, bem chorona e bem sensível. 
Tenho muito apoio dos meus pais e dos meus amigos, eles são minha base e meu motivo para continuar de pé e seguir em frente, agradeço muito a Deus ter colocado pessoas tão boas no meu caminho, por ter conseguido superar obstáculos e obter conquistas.

2- Quando surgiu seu interesse pela dança? E em que fase da sua vida você despertou para o K-pop?

R.: Meu interesse pela dança surgiu desde cedo, aos 3 anos já fazia escolinha de ballet, aos 10, jazz, (um pouco mais tarde Matsuri Dance, ParaPara e Yosakoi - estilos japoneses de dança - e logo em seguida o K-pop), e atualmente hip hop. Posso dizer que a dança sempre foi muito presente no meu cotidiano. No finalzinho de 2008, começo de 2009, fui apresentada ao K-pop e simplesmente me encantei. A batida das músicas, os conceitos, a dança combinando tantos estilos, os visuais, os shows.. enfim, tudo me chamou muito a atenção, embora não pudesse entender a letra e cometesse falhas ao tentar falar os nomes dos artistas o K-pop me atraiu para o meio de tal maneira a ficar interessada por outros aspectos da cultura coreana.

3- A Lee Nys só dança K-pop ou algum outro estilo também?

R.: Bom, atualmente, tenho aulas de hip hop. Sempre dá para aprender mais e mais, e acredito que o hip hop tem me dado uma perspectiva nova sobre dança e uma base técnica, a qual tenho aplicado no K-pop e espero ter melhorado, nem que seja um pouquinho só!

4- Você acompanha o trabalho de grupos cover de k-pop brasileiros? E o que você acha da qualidade dos dançarinos de k-pop do Brasil?

R.: Eu gosto de acompanhar o trabalho de diversos covers Brasil a fora, de norte a sul, de leste a oeste, de nordeste a sudeste ... temos grupos e solistas que não tiveram a chance de ter seu trabalho reconhecido mas acredito que nosso país tenha um potencial para crescer e ganhar cada vez mais destaque quando o assunto é K-pop. 
  
5- Qual a sensação de ter ficado entre os 20 melhores covers do Kpop Cover Dance Festival Road Show 2011?

R.: Foi uma surpresa MUITO grande. Embora já estivesse no meio dos K-covers, o KCDF foi o meu primeiro concurso como solista! Eu não esperava estar entre os 20 finalistas, muito menos, estar entre os 5 finalistas para os quais os integrantes do MBLAQ levantaram suas plaquinhas e concederam o voto unanime e positivo. Subir no palco de um concurso sozinha, com uma platéia lotada e sendo avaliada criteriosamente pelo MBLAQ foi surreal! Ao mesmo tempo que eu estava ansiosa para subir no palco e dar tudo de mim, também estava trêmula e nervosa. Quando todos levantaram seu voto positivo, eu só pude chorar e agradecer. A experiência foi maravilhosa, tanto em palco quanto no backstage, onde pude conhecer covers de vários cantos do Brasil.  





6- É verdade que você ganhou o concurso KBS The Fan: Global Star Date with 4Minute? Pode nos contar como foi viajar para a Coréia do Sul?

R.: É verdade! Foi em janeiro de 2012... Desde a pré-seleção pela KBS, a escolha, a viagem e a volta, eu estava estasiada. Viajar para a Coreia é, se não o de todos, o sonho da maioria dos kpoppers, principalmente tendo a chance de conhecer os próprios K-idols, tão intocáveis na nossa opinião. No meu caso, conhecer o 4Minute me fazia pensar em um leque de opções sobre o que falar, como agir, com quem falar, como falar (...), por ser a minha girlband favorita e por ser uma inspiração pra mim, meu cérebro funcionava a mil por hora, não sabia se chorava, se ria, se saía gritando... foi uma felicidade que não conseguia conter! 
A Coreia em si, tem uma cultura muito diferente da brasileira. Os costumes para/com as pessoas, a educação nas ruas, nos restaurantes, nos shows de kpop... enfim, tudo muito diferente. A organização e pontualidade é um dos pontos fortes que pude perceber no país.
Sobre a viagem, e sobre como foi o encontro com o 4Minute, tudo detalhadinho, vocês podem acompanhar pelo site do 4YOU BR, que foram muito atenciosos comigo, e fazem um ótimo trabalho como fã-site! → http://4youbrazil.com/home/?p=5058.

 Vejam alguns vídeos e fotos desta viagem:
Nys e Gayoon
Nys e as outras vencedoras do concurso com os grupo 4Minute
Nys e Hyuna
Nys e Sohyun







7- Como foi participar da regravação do clipe Gangnam Style, na paródia Sampa Style?

R.: Foi sem dúvida nenhuma, muito divertido! Quando o Pyong oppa me chamou para gravar com ele a paródia, eu topei de primeira. Viajei até São Paulo, e lá começamos as gravações do flashmob, no metrô, nas ruas e nos pontos turísticos. As cenas as quais eu apareço, foram gravadas em 3 dias (o clipe inteiro, foi gravado em uma semana e meia, duas, mais ou menos), eu voltava para o hotel depois da meia noite, e às 8h já estava em pé para as gravações do dia seguinte. Foi um pouco cansativo mas me diverti muito! Agradeço muito ao Pyong pela oportunidade única!   




8- Recentemente, você foi escolhida para dançar com os coreógrafos de artistas do K-pop, na abertura do show da Ailee e Kim HyungJoon, como foi essa experiência?

R.: Havia um workshop intitulado Kpop Dance School no dia anterior do show onde os coreógrafos, os "Trouble Makers Family", passaram a coreografia de Gangnam Style e escolheram 7 pessoas para dançar na abertura do show com eles. Durante o workshop, a coreografia fácil de Gangnam Style, foi ganhando detalhes que ao meu ver era imperceptíveis mas que a tornaram muito mais elaborada do que eu pensava! Depois que escolheram os 7 ganhadores, fomos ensaiar com os coreógrafos durante 1h-1h30 como seria a apresentação, a entrada e saída de palco, demarcações e limites, pares, posicionamento... enfim, ser escolhida e instruída pelos coreógrafos que deram a cara para muitas músicas (como I Am the Best - 2NE1 e Tonight - BigBang) foi incrível! A experiência e o contato com eles foi inesquecível, muito divertida e que me agregou lembranças muito boas!







9-  Como é para você saber que é uma inspiração para diversos garotos e garotas que também gostam de dançar K-pop?

R.: Inspiração?! Nossa! Não me vejo como uma inspiração, mas se por algum momento, alguma apresentação, conquista ou atitude minha motivou alguém a dançar K-pop ou a estar nesse meio, eu me sinto muito feliz e muito muito muito honrada! 


10- Quais dicas você pode passar para os vários jovens que estão iniciando sua caminhada na dança? E o que é necessário para se fazer uma boa apresentação?

R.: Eu acredito que paixão pelo que faz é necessário em tudo, e com a dança não é diferente. Ela exige muita dedicação, treino, suor, esforço, mas no final, ela devolve com muitos bons frutos todo esse o trabalho. Huum... o que é necessário para se fazer uma boa apresentação?! Ensaio, determinação, preocupação com detalhes prévios (como áudio) e detalhes de palco (como roupa e calçado), concentração e saber portar-se como público, pois se você sabe ser público, assistir, respeitar, aplaudir e criticar construtivamente, você receberá o mesmo quando estiver em palco.  

11- Quer deixar algum recado para o público recifense? E o que podemos esperar de sua apresentação no Omakê Recife?

R.: Primeiramente, quero deixar meu muito obrigada aos organizadores e colaboradores pelo convite para estar nesse Omake'13! Será um prazer enorme estar e conhecer Recife! Muito obrigada pela oportunidade! Quero agradecer também aqueles que já me enviaram mensagens sobre minha ida e todos que estão me apoiando! Muito obrigada de coração!  
Sobre minha apresentação não posso revelar muita coisa, mas prometo dar 200% de mim nesse evento! Estou ensaiando muito para fazer uma ótima apresentação e espero de verdade que  a maioria goste! Será uma honra me apresentar para vocês! 
É isso aí! Vejo vocês no Omake'13!!! 


Deixo aqui, os meios de contato! Pra quem quiser falar comigo! <33>
Facebook → https://www.facebook.com/lee.nys.9 
Youtube → https://www.youtube.com/user/ThysBoA
Twitter → @leenys19

0 comentários:

Postar um comentário