Origami ( 折り紙 ) - A arte de dobrar papel

A origem da palavra origami é japonesa: Ori, deriva do desenho de uma mão e significa dobra; kami, deriva do kanji de seda e significa papel e espírito de Deus.
Juntando a palavra ori com kami pronuncia-se "Origami".

Não se sabe exatamente quando surgiu o origami, acredita-se que acompanhou a criação do papel que surgiu na China em 105 a.c., e apenas no séc. VI chegou no Japão, trazido por monges budistas chineses. Só a nobreza e os religiosos tinham acesso ao papel, era um ítem muito, muito caro.
O origami começou a surgir como decoração para ocasiçoes especiais como festas de casamento e festivais. Respresentações do deuses xintoístas também eram feitas em papel dobrado.

O origami com finalidade recreativa conhecido hoje originou-se após a era Heian (772 - 1192), quando o papel passou a ser distribuido para uma parcela maior da população. Assim, começaram a surgir formas mais comuns.

De acordo com o pesquisador conceituado das origens do origami, professor Massao Okamura, o origami teve início com o samurais no século XVII, que costumavam presentear-se com leques de papel dobrado amarrados com tiras de carne seca. Naquela época o origami era um passa-tempo muito comum entre os adultos.
A forma de dobrar o papel para obter os origamis inicialmente era passada oralmente de mãe para filha e somente as dobraduras mais simples eram trabalhadas.
Os primeiros livros de origami surgiram entre 1603 e 1867, mas o primeiro que realmente ensinava "como fazer" foi o "Como dobrar mil Tsurus" - Senbazuru Oritaka, em 1797.
Foi Akira Yoshizawa, o pai do origami moderno, quem inventou os símbolos usados nas atuais instruções de passo-a-passo, para ele o origami é mais que arte, é uma filosofia de vida.

O costume de dobrar o papel para originar formas em 3D também se desenvolveu na Alemanha e na Espanha, isso mesmo. Acontece que no Ocidente eram representadas formas mais geométricas, enquanto no Japão a tendência era representar formas da natureza e da vida cotidiana. Após a era Meiji, com a abertura do Japão para o mundo as diferentes técnicas se misturaram.

Hoje, a cada dia, vemos novas formas de origami. Cada vez mais trabalhadas e trabalhosas, um pouco diferentes dos modelos originais do origami japonês. É interessante a evolução de uma arte, a criação de novas formas, mais interessante ainda é a divulgação da arte preservando a tradição.
Para fazer origami é necessário papel, mãos - né! - e uma dose bem grande de paciência, no caso de criar origamis uma dose master de criatividade e dedicação são muito bem vindas.

Em posts futuros pretendemos desenvolver alguns tutoriais passo-a-passo ensinado a fazer os origamis mais conhecidos. Para os mais apressadinhos, há vários vídeos disponíveis na internerds mostrando como fazer algumas formas.

Fica o convite aos comentários, deixem suas opiniões, reclamações e sugestões nos comentários. A equipe anime Chan agradece, sua opinião é muito importante pra nós.

So, matta ne~

by elô ||º nyan~

2 comentários:

Rogério Roque disse...

quero aprender a fazer esse dragão aí!

mistério disse...

vcs deviao fazer paso-paso

Postar um comentário