Xintoísmo (Shinto)

Hoje, vamos falar sobre religião, mas como assim elô? e_e
Se tratando e uma cultura milenar como a japonesa, consideravelmente conservadora, pra entender alguns costumes, nada melhor que "pegar pela raiz". Então, vamos?

A grande maioria dos japoneses não segue uma religião em si, ams incorporam diversos costumes de religiões diferentes no seu dia-a-dia e celçebram seus festivais. A principais delas são o Cristianismo, Budismo, e o Xintoísmo (Shinto), que passou por diversos processos sincréticos, ou seja, de mesclagem com outras crenças, para constituir o que é hoje.

O Shinto (神道 Caminho dos Deuses) em especial, é uma das religiões mais praticadas do arquipélago e não possui nenhum registro escrito, ainda assim, sue principal livroé o Kojiki, a mais antiga crônica do Japão, (compilado em 712 d.C. "Registro das Coisas Antigas"), que narra as origens mitológicas do povo japonês e suas tradições, com idéias sobre as origens da cultura e crenças japonesas.
A divindade para o Shinto convida o homem a viver "de acordo com o Kami" - sendo o Kami o poder sagrado e sobrenatural, ligado ao mundo dos espíritos - para atingir a felicidade e a realização provando das alegrias da vida ~*u*.
Os adeptos do Shinto não rejeitão uma idéia somente por não pertencer aos costumes Shinto, mas podem reverenciar qualquer Kami, desde que este demonstre poder para elevar sua alma. (~*-*)~

O Shinto prega o Kannagara que significa a existência em comunhão com O Espírito da Grande Natureza para alcançar o mais alto nível de experiência de vida.
Basicamente, viver em harmonia com a natureza, amar e perpetuar a beleza, entendê-la. Por isso também os templos Shinto estão sempre juntos a lugares sagrados, bonitos o suficiente para trazer um sentimento de reverencia a quem visita.
A beleza, a verdade e a bondade são essencialmente relacionadas e "quando a beleza e percebida, a verdade e a bondade são cosequência".
A principal meta do Shinto é alcançar a imortalidade entre o ser ancestral, o Kami.

- Crenças Shinto

1. Eu creio no "Caminho dos Deuses"; Kami-no-michi, o qual declara-se de natureza e santidade e que, de modo único, revela o sobrenetural.

2. Eu creio que não há somente um Ser Supremo, mas uma miríade de deuses, seres supremos, entre todas as maravilhas do universo, a qual não é inanimada, mas plena em, todo lugar de vida consciente.

3. Eu creio na autoridade das escrituras, dos grandes livros, conhecidos como Registro das Coisas Antigas. Crônicas do Japão, Institutos do período de Yengi a Coleção de 10.000 folhas.

4. Eu creio na santidade da limpeza e da pureza, do corpo e do espírito, e que a impureza é uma transgressão de religião.

5. eu crio que o Estado é uma instituição divina, cujas leis não devem ser transgredidas, e no qual os indivíduos devem sacrificar suas próprias necessidades.

6. Eu creio na sinceridade espiritual e moral, como sendo a pedra fundamental da ética religiosa, e no supremo valor da lealdade.

7. Eu creio que o sobrenatural revela-se atravpes de tudo o que é natural e belo, e valorizo isso acima de uma doutrina filosófica ou teológica.

8. Eu creio que qualquer que seja a coisa, será divina; que o mundo é uma só irmandade; que todos são capazes de uma profunda afinidade com o Divino, e que não existe o mal no mundo ou seja onde for.

9. Eu creio no uso prático da cerimônia e no ritual, e na adoração das deidades que animam a natureza.

Dá pra perceber bem o modo oriental de enxergar o homem como parte da natureza. E, numa opinião pessoal, da sempre presente atuação do governo na formação de uma crença.

Bem, mais sobre a cultura tradicional japonesa nos próximos posts!
Não esqueça de deixar seus recados, sugestões e reclamações nos comentários.

Matta ne~


by elo||º

0 comentários:

Postar um comentário