O Guia para o cosplay iniciante : I Iniciando no mundo Cosplay

Tumblr_m8syitajy81qmiiymo1_1280_large 





 E ai povo, espero que estejam bem.
Enfim, esse é o início de uma nova # TAG # um serviço público que pretende melhorar a sua vida e o seu desempenho como futuro Cosplayer.




"Keep calm and cosplay"

Por que traduzir  e criar esses artigos ?

Porque cosplay enlouquece principalmente os iniciantes.

O meu primeiro cosplay  mesmo foi um desastre total, eu conhecia  até a alma do meu personagem preferido mas, me enchi de dúvidas  usei o tecido errado, o corte errado e o cosplay  errado fiz tudo na pressa e isso  me levou a gastar três vezes mais do que eu gastaria em outra situação (e com um bom cosplay), pode ter sido uma coisa, pode ter sido um milhão de coisas. Mas, a principal delas foi a falta de informação qque veio por conta da falta de pesquisa.

Espero que aproveitem esse pequeno guia.


# 1 Passo : Buscando referências.

Soul_eater_by_rayquazasilver_largeSoul_eater_cosplay_by_neni_chan_large
Tumblr_m28c4yaupg1rqlbjto1_500_large

Bem a primeira coisa que você deve fazer depois de escolher o seu personagem é recolher o maior número possível de imagens de referência, isso irá ajudá-lo com toda a parte de fazer o traje: A escolha do tecido, cores certas e de quebra você aprende algumas poses. É essencial obter o maior número de fotos que puder dos personagens! Pegue e salve imagens até enjoar, inclusive do popô, a parte traseira da roupa também é muito importante.

Não fique só na arte oficial, às vezes até um fanart pode te ajudar a ter uma noção melhor da sua roupa, busque outros cosplays e suas fotos. Peça ajuda a algum cosplayer veterano ou até leve imagens de cosplays impressos para lojas de costura.

Alguns sites que eu recomendo para buscar referências são.
É bom ter uma variedade de referências.


# 2 Passo Planejando a sua roupa

E ai, já tem as imagens na mão? Não saia loucamente montando o seu cosplay. Primeiro, pense como você vai fazê-lo nos mínimos detalhes e depois quando tiver uma base, faça! Dessa forma você não pira e não vai escolher algo que está fora da sua realidade :material que não vende no Brasil nem no Ebay, peças detalhadíssimas que você não sabe fazer ainda (e  nem está disposto a fazer)
Para planejar melhor a sua roupa vai uma dica: Imprima uma foto do cosplay escolhido e escreva notas para cada parte do traje. Se eu fosse fazer o Naruto por exemplo, ele tem uma caça, jaqueta, camiseta, bandana, sandálias, lente e uma peruca. Eu posso querer também fazer um suporte para kunai ou a sua carteirinha do sapo.
Ai você pensa : Será mais fácil eu comprar uma kunai de plástico ou fazer sozinho? Onde eu vou comprar a peruca e a lente e que tecido vou usar na roupa? 


#3 Passo Faço ou compro?


Agora que você já escolheu o seu personagem e planejou o que você precisa, você deve ser capaz de determinar se é um traje que você será capaz de fazer você mesmo ou será melhor comprá-lo. Você pode comprar peças prontas e alterar para fazer os personagens , comprar o tecido e fazer por si só ou comprar tudo pronto com um cosmaker ou lojas especializadas.
 
Irei comprar.
É, pouco trabalho e geralmente a saída pra quem não sabe costurar ou não tem tempo para trabalhar no seu cosplay.
Há duas maneiras de comprar uma fantasia.  

O primeiro modo é procurar um cosmaker: Isso é, pagar alguém para fazer o traje para você. É bom porque você pode obter algo com as suas medidas e especificações , principalmente se você quiser mais alguns detalhes. Existem alguns sites de cosmaker, mas o facebook também está lotado de lojinhas, nessas você pode procurar um feedback e ver fotos de clientes para averiguar o trabalho de quem você pretende comprar.

O segundo é comprando pronto.É legal , não dá trabalho.Mas, nem sempre virá do seu tamanho, você pode comprar pronto em lojinhas online do facebook, comprar a outros cosplays nas comunidadade de “venda de cosplay” ou até no ebay.
Lembrete: Se for comprar online procure ver a qualificação e os comentários sobre o vendedor, pra depois não se arrepender.
► Alterar as peças, procure algo mais próximo possível da roupa do seu cosplay em lojas de departamento ou na sua cidade e altere.Roupas da Misa podem normalmente ser encontradas em lojas, como uma saia preta ou uma blusa mais sensual preta de renda.

 
Costurando, fazendo detalhes escolhendo tecidos e comprando material.

E ai? Decidiu fazer o seu próprio cosplay? Então você deverá escolher moldes (ou até usar suas próprias peças) para ajudar a costurar a sua roupa. E também o tecido , claro.

Se você te experiência em costura pode ir até fazendo direto e pular essa seção.

Moldes são modelos traçados na tela, você imprime e corta seguindo as instruções que vem no modelo para criar a sua roupa, infelizmente não conheço moldes para animes específicos assim você deverá procurar online, ou em casa de costura ou em revistas um molde mais próximo de sua roupa e customizar.

Pode procurar modelos diferentes em caso de peças complicadas e ir fazendo a peça por partes até ficar do modo que você quer, por exemplo: Você pode ter a camisa perfeita, mas necessidade de mangas de outro modelos.

Existem sites que vendem modelos,se você quer olhar através de alguns padrões de costura, em seguida, verifique estes sites:

Agora você tem os moldes , você só precisa escolher os materiais antes de iniciar o seu traje.Às vezes os modelos vem com sugestões de tecido, às vezes não

Em trajes mais elaborados e diferentes você pode precisar de um tipo diferente de  específico, ou vários tipos de tecidos diferentes por isso é bom a pesquisa para ver o que os outros cosplayers usaram.Você também pode pedir online ajuda em algum fórum : Exemlo, Cosplay tutorial Brasil. Pedindo sugestões de tecido para o seu personagem.

Minha sugestão  para fazer compras de tecido é imprimir algumas imagens de referência e levá-los para a loja de tecidos, você leva a imagem, depois vê se tem as cores que você precisa e sente o material(especialmente o peso) para descobrir se é realmente o que você quer.

As pessoas que trabalham em lojas de  tecidos ou até costureiras também devem ser capaz de ajudá-lo a decidir sobre os tecidos.Certifique-se de comprar todo o material, botões , zíperes e tudo aquilo que você pode precisar de costura, enquanto estiver lá.



Pequenos detalhes como adereços e acessórios.
Adereços e acessórios também são partes importantes de uma cosplay, então siga a mesma linha : Procure referências de imagens e planeje bem. Existem muitos materiais que você pode usar para fazer seus acessórios, sempre há uma opção barata e uma cara, pode se usar biscuit, cano de PVC, papelão , EVA, espuma artesanal, isso é só  um exemplo, para procurar fazer seus adereços  você pode optar por um cosmaker, comprar em alguma lojinha online ou fazer por si só. Se decidir fazer, vamos pular para a última parte desse guia.

5 Passo Tutoriais – Os salvadores da pátria.

Por fim uma das partes mais importantes, procure por tutoriais para tudo que você está fazendo , geralmente as pessoas dão dicas com
Deviantart, cosplay.com, YouTube e Google são ótimos lugares para procurar tutoriais.  

^_^ É isso, espero que aproveitem alguma coisa e façam cosplays maravilhosos.









0 comentários:

Postar um comentário