Os emoticons comemoram 30 anos


Os simpáticos emoticons, que já fazem parte dos textos informais na web e especialmente nas redes sociais, completaram esse mês 30 anos de existência.


Se você utiliza a internet com alguma frequência com certeza já deve ter se deparado com símbolos assim: =), o/, =x, :D, :P, :/ e muitos outros. É provável ainda que já os tenha utilizado pelo menos uma vez para expressar alguma emoção no mundo virtual, seja em e-mails ou redes sociais. É justamente para isso que há 30 anos foi criado o primeiro emoticon.

 O uso de marcas de pontuação para representar emoções foi sugerido pela primeira vez em 19 de setembro de 1982 em uma mensagem do professor de ciências da computação Scott Fahlman, da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

 Os emoticons surgiram através de uma observação feita pelo professor Scott. Como perceber se uma mensagem era piada ou ironia num fórum de discussão acadêmico? Foi através de símbolos de pontuação que ele conseguiu uma forma de expressar felicidade e outros sentimentos em mensagens eletrônicas, criando assim os emoticons XD.

Em 1986, um estilo diferente de ler as carinhas surgiu no Japão. Ao invés de serem lidos de lado, os emoticons passaram a ser percebidos na direção vertical, como esta carinha (*_*), por exemplo.




Hoje os emoticons são viraram uma verdadeira febre em todo o mundo. Já pensou em bater um papo pela internet sem o auxílio dessas "carinhas"? :(  triste, né?

E não existe mais apenas os tradicionais feitos por sinais de pontuação, como o pioneiro :-). Eles ganharam forma, cor e até movimento, são os emoticons gráficos.


0 comentários:

Postar um comentário