Origem do nome de alguns jogos famosos


Você já teve curiosidade de saber a origem dos nomes de alguns jogos de videogame? Bom, alguns, sobretudo os mais antigos, possuem origens bem curiosas.





>> TETRIS <<


Quando o russo Alexey Pajitnov criou o jogo, rapidamente imaginou combinar duas palavras: Tetromino e Tênis. A Tetromino é uma forma geométrica com quatro quadrados. O tênis era apenas o esporte favorito de Alexey.

>> Donkey Kong << 






Kong foi tirado do filme, claro, King Kong, mas chamá-lo somente de Kong era impossível. Então, o primeiro nome a surgir depois foi Monkey Kong, mas a palavra “Kong” em japonês, assim como a palavra Monkey, traduzida ficaria como “óleo oleoso”. Em seguida, o grande game designer Shigeru Miyamoto começou a pensar: “stubborn monkey“, Stubborn pode ser traduzido como teimoso – teimoso como uma mula. E assim surgiu “Donkey Kong“. É claro que os criadores de King Kong processaram os criadores do jogo, mas o eles conseguiram o direito de chamá-lo da forma como foi concebido.



>> Yars’ Revenge <<


Um dos jogos mais vendidos para o Atari tem este nome influenciado pelo CEO Ray Kassar. Yar nada mais é do que seu primeiro nome soletrado de trás para frente.


>> Grand Theft Auto (GTA) <<






Segundo Gary Penn, um dos desenvolvedores do jogo, ele chamava-se Race ‘n’ Chase (corrida e perseguição), mas isso no conceito inicial, no qual seria possível que o jogador se transformasse em um policial, não apenas no ladrão. Depois foi alterado para Grand Theft Auto, que é um termo referente a roubo de veículos.


>> Pac-Man <<


Não é fácil criar um jogo baseado apenas no conceito de comer, imagine dar um nome para ele. O Pac vem de ‘PakuPaku’, a onomatopéia japonesa que descreve o som de algo sendo mordido (como o nosso ‘chomp’ ou, recentemente ‘nomnomnom’). Então o nome do jogo virou Pakkuman. Em inglês, o título deveria ser PuckMan, mas as empresas ficaram preocupadas com a troca do P pelo F, brincadeira inevitável. Então ele virou PacMan.





>> Legend of Zelda <<


Zelda é a princesa que o herói, Link, está tentando salvar. Segundo o criador do jogo, Shigeru Miyamoto, o nome foi inspirado em Zelda Fitzgerald, a mulher do escritor F. Scott Fitzgerald, simplesmente porque ele gostava do som dele. O nome “Link” foi escolhido porque fornece o link entre o jogador e o mundo fantástico do game.


>> Doom <<




O nome do jogo vem do filme ‘A cor do dinheiro’. Em inglês, Vincent, o personagem de Tom Cruise, está com uma mala. Quando perguntam para ele o que ele tem ali dentro, Vincent responde ‘Doom’ (que pode ser traduzido como ‘condenação’, ‘apocalipse’).


>> Final Fantasy <<


Quatro anos antes de lançar Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi havia deixado a escola no meio do semestre para trabalhar como desenvolvedor de games numa empresa chamada Square. Depois, porém, ele começou a se questionar se fabricar jogos era realmente para ele. Então, decidiu que seu próximo título seria um termômetro. Se não fosse um sucesso, ele iria voltar para a faculdade para terminar o curso de engenharia elétrica. Como uma espécie de piada interna, ele resolveu chamar o jogo de Final Fantasy (algo como Fantasia Final), porque achou que seria, provavelmente, seu último trabalho. O jogo vende 400 mil cópias para o Nintendo e passou a ser um dos mais vendidos da história dos games.



1 comentários:

Unknown disse...

Puxa! To bege!

Postar um comentário