Dia do Quadrinho Nacional em Pernambuco

E as comemorações em homenagem ao Dia do Quadrinho Nacional se espalham por todo o Brasil. Quem estiver em Pernambuco, no dia 27 de janeiro, a P.A.D.A. (Produtora Artística de Desenhistas Associados) preparou uma grande homenagem que acontecerá às 19h, na Livraria Cultura, no Paço Alfândega.

O Dia do Quadrinho Nacional é comemorado todo dia 30 de janeiro e para marcar a data, os organizadores do evento preparam um evento com uma retrospectiva dos quadrinhos pernambucanos no cenário nacional até os dias atuais e uma mesa-redonda que discutirá sobre as novidades e tendências de mercado, além dos problemas a serem enfrentados pelos quadrinhos brasileiros em 2011.

Quem for ao evento poderá conhecer e bater um papo com os convidados que já confirmaram presenças, são eles:

Amaro Braga – Produtor Cultura, Quadrinhistas, Antropólogo, Sociólogo,
Pesquisador e Professor Universitário, produziu os recentes trabalhos em quadrinhos baseado em uma série de estudos iconográficos do Recife, capital do estado de Pernambuco, dos anos que se seguiram a partir de 1.900.

Roteirizou Heróis da Restauração Pernambucana (96 páginas), adaptação das biografias dos personagens envolvidos na expulsão dos holandeses em 1654, escritas pelo historiador José Antônio Gonsalves de Mello. Supervisionada e revisada pela historiadora Diva Mello, filha de Gonsalves de Mello, como a obra anterior, também Funcultura do Governo do Estado de Pernambuco.

Sua obra mais recente é AfroHQ – História e cultura afro-brasileira e africana em quadrinhos (formato 21,5 x 29,7 cm, 88 páginas) que resgata a história da presença africana no Brasil, todos os trabalhos com a parceria de ficaram a cargo das arte-educadoras Danielle Jaimes e Roberta Cirne, estudantes de Artes Plásticas da Universidade Federal de Pernambuco.

Henrique Magalhães – Doutor em Comunicação e um dos maiores especialistas no país e no mundo em Fanzines e Quadrinhos. Fundador e editor da Marca de Fantasia e desde seu começo em 1995 vem publicando livros abordando esse universo. É autor de livros conhecidos como “O Que é Fanzine” (1993) e o “Rebuliço Apaixonante dos Fanzines” (2003) e das clássicas tiras “Maria” publicadas em jornal, além de ser o criador da Gibiteca Henfil na cidade de João Pessoa.

A Marca de Fantasia, com mais de 13 anos de vida e mais de 120 títulos lançados. Entre eles, nomes seminais e históricos do Quadrinho brasileiro como Julio Shimamoto, Nilson, Edgar Guimarães, Cedraz, Edgar Franco, entre outros.

Lailson de Holanda – Publicou em diversos jornais e revistas do Brasil e do exterior, entre eles, Pasquim, MAD (edição brasileira), Revista Visão, Veja 28 Graus, KYX 93, Rei Da Notícia, Florida Review, O Europeu, Revista Bundas, Revista Palavra e O Pasquim 21, além de criar e editar por um curto período o quinzenário independente Folhetim Humorial.

Participante de diversos salões nacionais e internacionais, teve trabalhos selecionados para exposição nos salões do Japão, Alemanha, Bulgária, Turquia e Espanha, além dos salões de Goiânia, Rio de Janeiro, Brasília, Niterói, Itabira e Curitiba.

Em 2006 lanço o álbum Lusíadas 2500, pela Companhia Editora Nacional, onde ilustrou grandes cenários, closes e efeitos especiais. Antes com o mesmo sucesso publicou o seu livro Pindorama (2004), pela mesma editora.

________________________________

Para mais informações, acesse o site da P.A.D.A, clicando aqui.

Livraria Cultura Recife
Paço Alfândega
R. Madre de Deus, s/n
Recife – PE
(81) 2102-4033


0 comentários:

Postar um comentário