Konpeito - Parece familiar?


Quem pensou em confeito, acertou. A palavra "konpeito" é derivada da palavra portuguesa "confeito", palavra essa utilizada para nomear pequenos doces de açúcar. Foi introduzido no Japão por comerciantes europeus entre os séculos XV e XVI, quando a fabricação do açúcar ainda não havia se estabelecido por lá.

Por se tratar de um artigo raro, o konpeito era muito caro, restrito apenas a nobreza. Conta a história, que esses doces chegaram ao Japão através de um missionário português que teria oferecido a iguaria ao senhor feudal Oda Nobunaga para obter permissão sua para o estabelecimento das missões cristãs.

O processo de fabricação do konpeito era mantido em segredo pelos portugueses e a sua preferência em vendê-los para os japoneses como um doce raro, tornou-o cada vez mais valioso e cobiçado. Até que no período Edo o segredo foi descoberto pelos artesões de Nagasaki, Kyoto e Edo (atual Tóquio) e a iguaria difundiu-se por todo o país.
Atualmente o konpeito é bastante apreciado pelas crianças, usado na cerimônia do chá e nas prateleiras de Hina Matsuri, o dia das meninas.

0 comentários:

Postar um comentário