Especial: Um desenhista de mangá no Japão

Lucas Thiago Furukawa, ou Kamiya Yuu

Como você imaginaria o estúdio de um mangaká profissional? Estantes de mangás, mesas cobertas com pilhas de ilustrações, rascunhos, story boards e materiais do ofício como pincéis, lápis, canetas e réguas espalhadas por todo canto, certo? Pelo menos era essa a imagem que eu tinha até conhecer o desenhista Kamiya Yuu. Mas antes de saber como é o seu ambiente de trabalho, é imprescindível fazer uma apresentação do próprio autor: ele é o primeiro mangaká profissional brasileiro a ter suas obras publicadas por uma editora japonesa.

Da mesma forma que dizem que “todo brasileiro já quis ser um jogador de futebol”, a maioria dos adoradores de anime e mangá um dia sonhou em ter uma obra de sua autoria publicada. Kamiya Yuu não só conseguiu realizar tal feito, como também provou que o mercado de quadrinhos nipônico não é tão fechado para artistas estrangeiros como aparenta ser. Quando a equipe da redação visitou seu apartamento, na província de Saitama, outra grande surpresa!

Exceto as estantes de mangá, nada de milhões de papéis com desenhos e rabiscos espalhados pelo ambiente de trabalho. Em vez de bagunça, muita organização. Quando seguimos em direção ao seu “escritório” (Kamiya trabalha em sua casa) entendemos o porquê: só sua mesa tinha 6 monitores de computador e um tablet fora das proporções convencionais. Sua escrivaninha mais parecia uma cabine de controle retirada de um filme no melhor estilo Guerra nas Estrelas. Tanta tecnologia dispensava o desenho a mão. Na tela do enorme tablet, traços digitais do seu mais novo mangá: Greed Packet Unlimited.

No mesmo ambiente, outros três assistentes, também devidamente equipados com máquinas de última geração, trabalhavam risco por risco com extrema cautela. Se um traço saía errado, nada de borrachas: um toque no teclado basta para apagar o erro. Cada monitor da mesa de Kamiya tem uma função. Em três deles, o chefe pode observar o andamento do serviço de seus ajudantes, enquanto nos outros restantes estão abertos dezenas de programas como Photoshop e ComicStudio. Porém, com um toque da ponta de sua caneta digital sobre o tablet, Kamiya pode alterar a configuração das telas, arrastando-as para lá e para cá. Como em um concerto de música em que o maestro comanda o ritmo da orquestra, o mangaká hightech organiza o trabalho do dia-a-dia.


“Não são todos os mangakás que utilizam equipamentos e softwares tão modernos. A maioria ainda prefere desenhar com papel e tinta à moda antiga”, explica Kamiya, em japonês sem sotaque. Apesar da fisionomia mestiça puxada mais para o lado verde-amarelo, o autor não mantém fortes vínculos com a terra-natal, muito pelo contrário, “às vezes me dou conta de que não nasci aqui. Raramente uso o português.

Que tipo de conselho daria para pessoas que queiram ser mangaká profissional?
Lucas - Acho que não sou a pessoa certa para dar conselhos, até porque tenho muito o que aprender ainda. Posso dizer apenas que é preciso se dedicar muito, se entregar de corpo e alma para o trabalho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Capitulo 1

O começo

Numa cidade chamada magolen cyti avia uma escola de magos
com muitos alunos.
KEIKO- Seishirou vai logo se não você vai se atrasa .
SEISHIROU- Ok, já estou pronto.
KEIKO- Esta bonito meu filho .Que orgulho meu filho vai se forma.
SEISHIROU- Há mãe para com isso já so bem grandinho , a
senhora não acha ?
KEIKO- Esta bem vai logo.
SEISHIROU- Ok !
- No meio do caminho .
P. SEISHIROU- Há finalmente vo me forma , se um mago classe media e claro
que falta muito pra ser um grande mago , mas finalmente já posso sair pra
fazer missão.
- Do nada ele acaba se xocando com Emiko .
- POW !!!
EMIKO-Seu idiota fica ai sonhando e nem ver pra onde esta indo.
SEISHIROU- Desculpa Emiko foi sem querer .
p.SEISHIROU- Essa garota e muito chata .
EMIKO-Oque você esta pensando .
SEISHIROU- Nada não ! Hehehe ! Vamos !
EMIKO- Pra onde?
SEISHIROU- Ue ! Pra academia de magia !
EMIKO- Ahh ! Eu esqueci ! Que merda eu to atrasada !
-Emiko sai correndo ...
SEISHIROU- Que garota estranha ! Ahhh ! Eu estou atrasado ! Haaa.
-Mas tarde na escola de magia . Seishirou chega !
PROFESSOR- Seishirou ?
-Seishirou chega na hora !
SEISHIROU- Aqui professor !
PROFESSOR- Centese !
SEISHIROU- Ok
PROFESSOR- Então turma estamos aqui pra fazer os grupo de missões da
escola de magia . Vamos escolher grupos de 5 magos !
p.SEISHIROU- Há tomara que a Emiko não seja do mesmo grupo do que eu , e nem
aquele garoto estranho chamado Shougo !
PROFESSSOR- Primeiro grupo Seishiro....
p.SEISHIROU- E agora quem vai ser da minha equipe ???


Não perca no proximo capitulo o grupo de Seishirou..

Anônimo disse...

para quem quiser me add no orkut
cassio_tudao1@hotmail.com

Postar um comentário