
Originárias do Norte do Japão, mais precisamente de Tohoku, região bem conhecida por suas fontes termais, as Kokeshi inicialmente teriam sido feitas pelos Kiji-shi [artesões da madeira] para a venda como souvenires no período Edo (1600- 1868)e a técnica teria se espalhado pelo resto do Japão.
Existem duas formas de Kokeshi


Algumas curiosidades sobre as Kokeshi
° Os japoneses, principalmente de Okinawa usam estas bonecas nas cerimônias de enterro de crianças que não chegaram a completar um ano de vida. Acredita-se que as almas destas crianças são fixadas nas bonecas para que não fiquem perdidas no além morte. A família da criança deixa a boneca sobre a lápide ou em casa, Bonecas "abandonadas" são levadas para casa e acredita-se que tragam boa sorte.
° É tradição oferecer frutas, origamis, brinquedos e doces todo mês, para o espírito da criança que está retido na boneca, evitando o azar e a maldição.
° Nenhuma Kokeshi é igual a outra, mesmo as Shingata são feitas manualmente e únicas.
° Os agricultores japoneses acreditavam que dar Kokeshi para as crianças brincarem ajduaria numa boa colheita, por mostrar aos eduses que as crianças eram felizes e que ali havia união e espírito familiar. Quando as crianças cresciam, as bonecas eram levadas de volta à montanha de onde foi tirada sua madeira sendo queimadas e em forma de fumaça, por isso é muito difícil encontrar Kokeshi antigas.
° Algumas versões dizem que a denominação original da Kokeshi (小芥子) seria 子消し, significando "crianças perdidas".
Sejam quais forem as lendas e estórias, ou histórias as bonequinhas difundiram-se pelo mundo e são vistas hoje como representantes da cultura japonesa, feitas em série por fábricas e exportadas para todo o mundo como ítens de decoração.
1 comentários:
Ow! Queria uma dessas, ainda não tive oportunidade de comprar aqui em Recife. Ps.: Amei seu blog!
Postar um comentário