Kokeshi ( 小芥子 ou こけし)

Certamente quem visitou a Feira Japonesa do Recife deve ter se deparado com uma dessas. As kokeshi são lindas bonecas Japonesas feitas em madeira, carregadas de significado e tradição.
Originárias do Norte do Japão, mais precisamente de Tohoku, região bem conhecida por suas fontes termais, as Kokeshi inicialmente teriam sido feitas pelos Kiji-shi [artesões da madeira] para a venda como souvenires no período Edo (1600- 1868)e a técnica teria se espalhado pelo resto do Japão.

Elas são feitas toda em madeira de cerejeira ou cornus que, depois de cortada, é deixada para descansar de um a cinco anos e só então são feitas as bonecas. Com seu corpinho simples e cabeça destacada não tem braços ou pernas, são pintadas artesanalmente com linhas suaves e cobertas por desenhos com motivos florais, só depois envernizadas com cera.

Existem duas formas de Kokeshi

- Tradicional - Conhecida como Dento, tem padrões definidos e tem 11 tipos de acordo com a área do país onde surgiram, são eles: Tsuchiyu, Togatta, Yajiro, Naruko, Sakunami, Yamagata, Kijiyama, Nanbu, Tsugaru, Zao- Takayu e Hijioro. A mais comum encontrada é do tipo Naruko. Possuem formas e desenhos mais simples tem o corpo mais cilíndrico e várias partes não cobertas com tinta, deixando aparecer a madeira. As técnicas para fazê-las são passadas oralmente de pai para filho.


- Criativa - Nesta forma de Kokeshi conhecida como Shingata o artista é livre para dar formas diferentes às bonecas, com muitas cores e desenhos. Este estilo apareceu depois da Segunda Guerra mundial. Estão restritas a determinadas regiões do Japão, mais específicamente os grandes centros urbanos.



Algumas curiosidades sobre as Kokeshi

° Os japoneses, principalmente de Okinawa usam estas bonecas nas cerimônias de enterro de crianças que não chegaram a completar um ano de vida. Acredita-se que as almas destas crianças são fixadas nas bonecas para que não fiquem perdidas no além morte. A família da criança deixa a boneca sobre a lápide ou em casa, Bonecas "abandonadas" são levadas para casa e acredita-se que tragam boa sorte.

° É tradição oferecer frutas, origamis, brinquedos e doces todo mês, para o espírito da criança que está retido na boneca, evitando o azar e a maldição.

° Nenhuma Kokeshi é igual a outra, mesmo as Shingata são feitas manualmente e únicas.

° Os agricultores japoneses acreditavam que dar Kokeshi para as crianças brincarem ajduaria numa boa colheita, por mostrar aos eduses que as crianças eram felizes e que ali havia união e espírito familiar. Quando as crianças cresciam, as bonecas eram levadas de volta à montanha de onde foi tirada sua madeira sendo queimadas e em forma de fumaça, por isso é muito difícil encontrar Kokeshi antigas.

° Algumas versões dizem que a denominação original da Kokeshi (小芥子) seria 子消し, significando "crianças perdidas".

Sejam quais forem as lendas e estórias, ou histórias as bonequinhas difundiram-se pelo mundo e são vistas hoje como representantes da cultura japonesa, feitas em série por fábricas e exportadas para todo o mundo como ítens de decoração.

1 comentários:

Tainá disse...

Ow! Queria uma dessas, ainda não tive oportunidade de comprar aqui em Recife. Ps.: Amei seu blog!

Postar um comentário