Keiro no hi ( 敬老の日) – Dia do Respeito aos Idosos no Japão

http://www.japaoemfoco.com/wp-content/uploads/2011/09/KEIRO-NO-HI.jpg
Todos os anos, o Keiro no Hi ( 敬老の日 ) é comemorado na terceira segunda feira do mês de Setembro. Esse ano, a data foi comemorada no dia 19. O Japão é o país onde se concentra o maior número de idosos no Mundo e portanto essa data é muito significativa e de extrema importância para o povo japonês.

A data surgiu em 1947, quando uma pequena aldeia em Hyogo resolveu oficializar a data, como forma de respeito e valorização aos anciãos japoneses, que sempre contribuíram para o País com sua sabedoria e seu trabalho. A data escolhida foi bem propícia.

Nos meados da segunda quinzena de Setembro, as colheitas nas plantações já terminaram e as condições climáticas normalmente são boas, apesar que neste ano, o Japão foi acometido pelo Tufão Roke, que andou fazendo um pouco de estrago por lá.

Keiro no Hi é uma data criada exclusivamente no Japão, ao contrário do Dia das Mães, que foi “importada” dos países ocidentais. Nesse dia, as famílias se reúnem e celebram junto aos seus entes mais velhos.

É o dia para se dar aquele bom e velho abraço e se por acaso alguém na família estiver completando 60 anos, costuma-se presenteá-lo com algo da cor vermelha, considerada uma cor de proteção.

Essa idade é considerada muito importante, pois significa que ela completou o Ciclo Zodiacal e retornou ao seu signo de nascimento.



Comemoração para cada idade

No Japão, o costume não é se comemorar o aniversário todos os anos, como no Brasil. Existem idades específicas, assim como o Seijin no hi, que se comemora o Dia da Maioridade, ou seja a chegada dos 20 anos de idade.

No caso da longevidade, também certas idades são comemoradas pelos japoneses, tais como:

60 还 暦 (KANREKI IWAI)
70 古稀 (KOKI IWAI)
77 喜 寿 (KIJU IWAI)
80 伞 寿 (SANJU IWAI)
88 米 寿 (BEIJU IWAI)
90 卒 寿 (SOTSUJU IWAI OU YONE NO IWAI)
99 白 寿 (HAKUJU IWAI)
100 百寿 (MOMOJU IWAI)

0 comentários:

Postar um comentário