Significado do termo Kawaii - Parte 1

http://jrtheman.files.wordpress.com/2010/03/sparta-kawaii.jpg 

Você com certeza já deve ter ouvido esse termo não é! Mas o que realmente significa Kawaii (可愛い)? Na verdade não existe uma tradução perfeita para descrevê-la e sim adjetivos como “cute”, “fofo”, “adorável”, “amável”, “doçura”, “fofura”, etc. É um termo muito usado no Japão, onde a qualidade estética é altamente valorizada na sociedade japonesa, particularmente da cultura pop japonesa e Otakus.

 Serve para designar objetos, acessórios, roupas, animais e pessoas, incluindo crianças e mulheres atraentes. Já os homens é mais comum serem descritos como “Kakko-ii”, que significa “boa aparência” ou “cool”. Esse termo também pode se referir a pessoas que tem um comportamento infantilizado ou pessoas muito inocentes ou tímidas. Também pode estar associado à maneira de se vestir.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQgpOWX9Mu5oXU-CwaYM2qw1jDLk3_eJnbiysWt_8QBO_-EsFVcxqSod-3NgGRkj1LsmpLQ6eD2TnfA2BbHM56uT4VRPPFp6Wi95Woc73IsW-14KQarRrWFN2-yaMFslVYDA0z7M5Tvu12/s1600/decora24.jpg

<< Origem >>

 O termo pode ter suas raízes na China, já que lá é usado o mesmo kanji “可爱”, para designar a palavra “fofura” ou “adorável”. Porém a palavra kawaii é derivado da palavra Kawayui, que significa a mesma coisa.


As adolescentes usavam junto à escrita, figuras arredondadas, com rostos felizes, os emoji-emoticos. Durante os anos 80, quase 50% das meninas japonesas entre 12 e 18 anos de idade usavam a caligrafia burikko-ji. Como o adjetivo kawai nasceu ao mesmo tempo que o burikko-ji, os dois estão intimamente interligados.

 http://images.maketecheasier.com/2009/02/emoji-icon.jpg

<< Fenômeno Kawaii >>

O Fenômeno Kawaii se deu a partir que essa tendência passou a ser usada também em banners, revistas, anúncios e comerciais. A escrita nesses tipos de veículos de comunicação passaram a ser mais arredondadas e com estilo mais infantil.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgL4g9PTICMGGZzLYXW60DcS5DxSMKnaGTO_21OBEm7K9cqOODydPlskqewJRnqW8_rB6-2_CjqDdTGMpJ_Q7UJe0h-vIrlD-N0tNFVH_PkrhhVdf52ij0NIekY-J6X-gnH8_0MJlTXwjc/s1600/kawaii_banner.png


0 comentários:

Postar um comentário