Significado do termo Kawaii - Parte 2




Vamos continuar as explicações sobre o termo Kawaii. No primeiro post vimos um pouco sobre a origem do termo, como é utulizado no dia-a-dia e do fenômeno que foi a utilização do termo em propaganda e produtos.


Agora vamos mostrar um pouco dos impactos e da popularidade Kawaii no Japão.

>> Por que kawaii é tão popular no Japão? <<

Algumas pessoas dizem que a cultura kawaii nasceu como um movimento contra a cultura tradicional japonesa e a pressão social imposta aos jovens quando terminam os seus estudos universitários. Nessa fase, eles se sentem obrigados a se tornar “adultos”, serem responsáveis​​, ganhar dinheiro e criar uma família.

Muitos jovens procuram maneiras de escapar dessa pressão social e uma delas é ser kawaii, ou seja, viver de forma infantilizada, comprar coisas kawaii, vestir roupas kawaii, etc. É uma maneira de negar sua idade adulta e de tentar fugir das responsabilidades típicas e chatas de realizadas por adultos.

Algumas outras pessoas acreditam que a cultura kawaii nasceu a partir do desejo do japonês de ser cuidado e de ser amado. Infantilidade evoca empatia e conexão emocional e são capazes de projetar uma imagem de vulnerabilidade e inocência de si mesmos, o qual que se acredita ser bem aceita por todas as pessoas.



>> Impacto da cultura kawaii no Japão <<

Só para você ter uma ideia do que o fenômeno kawaii representa ao Japão, dá só uma olhada:

• Yū-Pack, uma caixa de correio estilizada é o mascote do correio japonês. No correio também é possível comprar selos estampados com personagens kawaii.

• O Banco japonês Asahi usou o Miffy, um personagem de uma série holandesa de livros ilustrados infantis, em alguns dos seus caixas eletrônicos.

• Em muitos bancos japoneses é possível adquirir cartões estampados com personagens kawaii.

• Cada uma das 47 províncias do Japão é representado por um mascote bonitinho e fofinho.

• É comum encontrar kōbans (postos policiais), com seu próprio mascote desenhado na parte frontal do prédio.

• Aviões do “All Nippon Airways” foram inteiramente pintados externo e internamente com o personagem Pokemón.

 

• No Japão, podemos encontrar tudo que é tipo de acessório para carro com diversos temas, inclusive da Hello Kitty.

• As unhas artísticas japonesas, cheias de acessórios, também são consideradas kawaii.

• A maioria dos jovens japoneses, adoram enfeitar seus celulares com adesivos e penduricalhos com temas kawaiis.

Por todo canto que olhamos, vemos algo kawaii, portanto não é possível colocar tudo aqui. Os japoneses costumam ter mascotes kawaii para tudo, que podem ser objetos ou animais, com a cabeça maior em relação ao corpo, com braços e pernas curtas, olhos grandes e boca pequena.

Como diz Nobuyoshi Kurita, um professor de sociologia da Universidade Musashi, em Tóquio, “kawaii” é um “termo mágico” que engloba tudo o que é aceitável e desejável no Japão. Por este motivo, a moda fofura é cada vez mais aceita e cada vez mais enraizada na cultura japonesa.

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