Livro: “Jogos Vorazes”: violência explícita, reality show e romance.






Livro de Suzanne Collins sai do lugar comum : Sem magia , sem romance açucarado, violento e com uma boa mensagem aos leitores.



Não tive muita fé assim que eu coloquei os olhos em "Jogos vorazes" pudera, nessa era de vampiros brilhantes , anjos sarados e Zumbis amáveis pensei que nada pudesse me chamar tanto à atenção, principalmente por se tratar de um livro voltado para jovens adultos e adolescentes.

Depois de ouvir muito falatório no Skoob, uma colega me recomendou o livro, sabendo que temos gostos bem parecidos resolvi dar uma chance... E agora me pergunto por que eu não li o livro antes!

Tornou-se simplesmente um dos meus livros favoritos, daquele tipo que você larga: Pai, mãe, papagaio, cachorro, seriado animes e vídeo games pra ler. A cada capítulo que eu lia eu ficava mais ansiosa e o fim foi desesperador, isso é uma boa coisa sobre jogos vorazes: Sempre que estiver prestes a terminar tenha o livro sucessor em mãos é encantador, violento e até sarcástico se você trouxer para a nossa realidade





Agora vamos a resenha:


“Jogos vorazes” se passa num futuro pós-apocalípitico, onde os Estados Unidos que conhecemos não existe mais. Em seu lugar surgiu Panem , uma nação governada por uma capital tirânica e controladora, ao redor da capital doze pobres distritos onde as pessoas vivem em condições precárias para a capital tirar seu sustento (seria menos triste se não fosse uma realidade). Antes se tinham 13 distritos e o Capicol, como o 13º distritos e principalmente o 13º se revelaram contra o Capicol e perderam a guerra, o governo para mostrar que estava no comando ‘destruiu’ o décimo terceiro distrito e para mostrar para os outros distritos que eles não são nada perante o Capicol agora promovem anualmente um reality Show de nome jogos vorazes.


Um castigo aos distritos e também uma maneira de promover distração ao Capicol . Trata-se de uma disputa na qual um garoto e uma garota de doze à dezoito anos de cada distrito são colocados em uma enorme arena a céu aberto. Lá, terão que lutar até a morte, até que somente um sobreviva. Enquanto o Capicol se diverte , as pessoas dos distritos são forçadas a assistir apreensivas por suas crianças.


Esse ano não seria diferente e em meio a esse caos vive Katniss a jovem do distrito mais miserável de todos o distrito doze,  ela perdeu o pai ainda jovem e sua mãe entrou em depressão, é uma lutadora:  sai para caçar todos os dias fora das cercas do distrito doze correndo o risco de ser morta e negocia suas caças no mercado negro da cidade, para pôr comida na mesa.
Este ano  a irmã de Katniss completou 12 anos, o que torna obrigatório o seu nome entrar no sorteio e como um golpe de sorte ou azar do destino, seu nome foi sorteado crianças de 12 anos nunca sobreviviam em um torneio como esse.  Katniss correu e se voluntariou no lugar dar irmã, nada poderia prepara-la para o pesadelo que seguia.
Rick Riordan, autor da série Percy Jackson e os Olimpianos, declarou que Jogos Vorazes é o livro de ação que mais se aproxima da perfeição. Ele não podia estar mais correto. Não há nada – nem sequer um detalhe – que me incomodou, nada que eu faria diferente. A narrativa – em primeira pessoa –, o ritmo, a ação, a descrição – tudo é, magistralmente, impecável.
Uma vez que se pega o livro nas mãos, não há como largá-lo. Como se a temática da obra já não fosse intrigante por si só, a história criada por Suzanne Collins é arrebatadora. Cativante, emocionante e imprevisível – elogios não faltam. Quando se menos espera – BOOM –, todo o fluxo da história se altera. Como escritor, essa é a obra que eu gostaria de ter escrito.

É impossível negar: Jogos Vorazes é um livro violento. Afinal, são crianças sendo forçadas a matar umas às outras. Não há como inserir flores e arco-íris nesse contexto. Todavia, tudo está presente na medida certa. A brutalidade não é gratuita, nem exaltada, mas também não é censurada ou eufemizada. A autora não se rende ao sangue para chamar atenção, porém é ousada em transmitir tudo com um realismo chocante.



Engana-se, contudo, quem acha que ação é o único combustível da trama. A emoção se faz presente em igual proporção. Não podemos nos esquecer também do romance. Romance? Há espaço para o amor durante uma luta sangrenta até a morte? Pode ter certeza de que sim.
 
Acabo por aqui esta resenha, antes que estrague o enredo revelando mais de seus trunfos. Para você, leitor, reitero: vá agora, correndo, adquirir seu exemplar. Esteja avisado, porém, que uma vez dentro da arena, ninguém nunca mais é o mesmo.


#Observações aleatórias.


1 – Um final feliz não é garantido nessa trama o Drama, a violência e o pscicológico estão muito além.
2- Romance não é o foco da trama.
3- Para quem prefere livros doces, eu não recomendaria.
4- Manipulação da mídia , Reality Shows e a estagnação da população são algo presentes até os dias de hoje.
5- É um livro para pensar e amar, sempre me apaixono por livros que remetem o real.
6-Achei o filme "bom" um pouco superficial ,não representou bem todo drama e ação do filme.

Por ultimo um quote que resume a minha opinião sobre o livro:



Fonte: 1
Fonte: 2




Livros para Download :  

Jogos vorazes I
Em chamas II
A esperança III

Filme : Jogos vorazes

Filme AVI

1 comentários:

Anônimo disse...

A forma de Katniss pensar sobre a guerra e sobre os jogos foi uma das coisas que mais me vez apaixonar por ela. Mas isso foi tirado do filme, por isso tbm o achei superficial.
## A critica a sociedade feita pelo exemplo de Panem é perfeita. Um tapa na cara de todos que agem como as "pessoas da capital", seguindo desesperadamente um padrão de comportamento e acompanhando a vida alheia.

Postar um comentário