Cosplay – Tipos de Kigurumi (着ぐるみ)

http://fc06.deviantart.net/fs71/f/2011/058/9/7/panda_hoodie_jacket_by_xl0vexless-d3al2bz.jpg

Conhece a expressão kigrumi?

Kigurumi (着ぐるみ) é uma palavra japonesa que designa pessoas caracterizadas ou fantasiadas como animais ou personagens de desenho animado. No Japão é bastante comum, ver pessoas fantasiadas, seja porque gostam de algum personagem em especial, ou então à trabalho, já que muitas empresas contratam pessoas para que se vistam e se caracterizem para chamar a atenção.

Podem ser vistos nas ruas, nos shoppings, parques temáticos, convenções, etc. Os Cosplayers, por exemplo fazem parte dos Kigurumi, onde além de personagens de desenhos e animes, podem também ser a representação humanoide de personagens por meio de máscaras, como é o caso dos Kigurumi “Doller” ou Animegao.

Doller ou Animegao


Nesse tipo de Kigurumi , o rosto fica totalmente coberto por uma máscara e retrata fielmente algum personagem de anime. Também é chamado de “face anime” e a maior parte representam personagens femininos. Esse tipo de Kigurumi ganhou o mundo, e em diversos outros países é possível encontrar Cosplayers que se fantasiam de Animegao.

Kigurumi Pijamas

Kiru significa “usar” e noun nuigurumi significa “bicho de pelúcia”, portanto Kigurumi significa algo como “usar ou vestir bicho de pelúcia”.

Esses abaixo são macacões que possuem touca e representam animais que podem ser comuns como tigre, coelho, panda etc , ou de desenhos animados como Pikachu, Lilo Stich, Ursinho Pooh, Jack Skellington e por aí vai.



São os mais usados e podem ser encontrados à venda facilmente em grandes departamentos e shoppings. Crianças e os jovens são os mais adeptos desse tipo de Kigurumi, e são referidas como “kigurumin”. Apesar de serem chamados de pijamas, é comum ver pessoas vestidos assim, nas ruas.



O Kigurumi começou a ganhar popularidade no Japão em 2000, onde diversas tribos japonesas passaram a usá-las e acabou se tornando modinha. Os pijamas ficaram tão populares, que por volta de 2007 tiveram uma grande expansão pelo mundo, devido ao grande número de fãs da moda japonesa e especialmente adoradores de Cosplay.


Fursuit (Furry Fandom)

Outra variação do Kigurumi é o estilo Fursuit (Furry Fandom), onde o personagem é caracterizado por ser meio animal meio humano. Usa-se máscaras completas, tanto no rosto como no corpo. São fantasias utilizadas em eventos e festas infantis, onde a pessoa encarna literalmente o personagem.

Fursuits também são amplamente usadas por cosplayers que querem fazer personagens animais ou meio-humanos, por exemplo: Renamon (digimon), Jon Talbain (Darkstalkers), Amaterasu (Ookami) entre outros. Essas roupas são feitas de pelúcia e simulam o físico do personagem (como músculos, seios e o rosto com focinho, feito geralmente de plástico coberto com pelúcia).

0 comentários:

Postar um comentário