Feliz Aniversário, Xbox

No dia 15 de novembro de 2001, a Microsoft lançou o Xbox, primeira versão dos consoles produzidos pela empresa. Ele possuía hardware avançado para a época, com processador Pentium 3 e placa de video da NVIDIA. O video game foi produzido até agosto de 2005, sendo descontinuado devido ao seu hardware defasado.

Jogos
Dos jogos de lançamento do Xbox, o mais bem sucedido foi Halo: Combat Evolved, um atirador que foi aclamado criticamente e foi um dos jogos mais vendidos do ano. Outros jogos bem sucedidos no começo foram NFL Fever 2002, Project Gotham Racing e Dead or Alive 3.

Como os jogos iniciais não exploravam a capacidade total, o Xbox não cresceu muito.

Em 2002/2003, jogos como MotoGP, MechAssault, Ninja Gaiden,Star Wars: Knights of the Old Republic e Ghost Recon atraíram mais compradores. Além disso, jogos de outras plataformas e computador ganhavam versões (Grand Theft Auto III, Grand Theft Auto: Vice City), às vezes exclusivas (Doom 3, Half-Life 2).

O jogo mais vendido do Xbox foi a sequência de Halo, Halo 2 (2004) que rendeu US$100 milhões em apenas um dia [2], e vendeu 7 milhões de cópias [3].

A Microsoft também perdeu bilhões de dolares por causa da pirataria e chips de destravamento,que são muito usados porque permitem varias coisas como:

Jogar jogos piratas
FTP entre o PC e a Xbox (com o cabo cross over)
Execução de DVDs sem o controle
Executar o Linux
Acessar a Internet
Rodar emuladores, permitindo rodar jogos de outros consoles
Gravar jogos no HDD para não desgastar o leitor

LIVE
A rede XBOX LIVE permite que aos jogadores jogar online pela Internet pagando uma mensalidade. Há muitos jogos habilitados para essa rede o que tornou o XBOX referência em console para esta finalidade. A LIVE é muito bem estruturada e possui ranking de jogadores, chat e campeonatos. Porém, no Brasil não está disponível para a versão original do Xbox, pelo fato do console não ter sido revendido oficialmente no país, diferente do Xbox 360 que é revendido oficialmente no mercado nacional e possui a rede Live disponível para seus jogadores.

Parabéns, Xbox! Por nos fazer tão felizes \O/ \O/ \O/

0 comentários:

Postar um comentário