Especial: 25 anos de Street Fighter


Hoje a série de jogos de luta Street Fighter comemora 25 anos, são mais de 60 títulos para diversos consoles de videogame e mais de 25 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Neste dia tão especial, iremos dedicar um post com um pouco da historia e algumas curiosidades para os fãns do game.

O primeiro jogo da série da produtora japonesa Capcom foi lançado em 30 de agosto de 1987 para os fliperamas. Em uma entrevista o produtor de "Street Fighter X Tekken", Tomoaki Ayano, da Capcom, comentou que o titulo da série,“nasceu da ideia de se criar uma máquina para os fliperamas. O diretor do game na época gostava muito de artes marciais e queria incluir este sentimento no título”.

No título, lutadores conhecidos até hoje pelos fãs, Ryu e Ken, fizeram a sua estreia como personagens jogáveis. Entre os inimigos, Sagat, o grande rival de Ryu, era o chefe final do game. Os Golpes famosos que Ryu e Ken aplicam contra seus inimigos também apareceram pela primeira vez há 25 anos. 

O Hadouken, uma bola de energia azul que causa danos à barra de vida do adversário; o Shoryuken, um poderoso gancho aplicado com um salto; e o Tatsumaki Senpukyaku (ah téc téc toruguem XD) , um chute giratório em que o personagem voa pelo cenário, podiam ser utilizados nas batalhas.
O game era composto de apenas dois botões com sensibilidade de pressão, os jogadores diziam na época “eu não consigo fazer nenhum golpe especial!”, pois exigia movimentos precisos para que os jogadores conseguissem soltar um Hadouken ou um Shoryuken. Estes golpes eram tão poderosos que quem os soltasse primeiro geralmente vencia a luta. 
Foi com "Street Fighter II", lançado em 1991 para os fliperamas e 1992 para os videogames da época, contudo, que a franquia se popularizou. O jogo trazia de volta Ryu, Ken, Sagat e Balrog (o boxeador era chamado de Mike no primeiro título), e mais os lutadores E.Honda, Chun-li, Dhalsim, Guile, Zangief e o brasileiro Blanka para serem escolhidos nos confrontos. M.Bison era o chefe com Vega, Balrog e Sagat como subchefes.
O sucesso do game fez com que, apenas para o Super Nintendo, 6,3 milhões de cópias fossem vendidas em todo o mundo. Para se ter uma ideia do tamanho do sucesso, "Street Fighter IV", a versão mais recente da série, vendeu 2,04 milhões de cópias no PlayStation 3 e 1,64 milhão para o Xbox 360.
O sucesso da franquia levou "Street Fighter" para os cinemas e 1994. O filme que levou o mesmo nome do game trazia Jean-Claude Van Damme como o lutador Guile e Raúl Juliá como M.Bison. Embora trouxesse quase todos os personagens da série, o filme não foi bem recebido pela crítica, que alegou baixa qualidade da produção e poucas cenas de ação. Outro que não deu certo foi "Street Fighter: The Legend of Chun-Li" focava na lutadora chinesa, interpretada por Kristin Kreuk mostrando a vida da personagem. No site "Rotten Tomatos", a produção ficou em 44º lugar entre os 100 piores filmes da década de 2000.


Street Fighter também teve desenhos animados. Em 1994, "Street Fighter II: The Animated Movie" foi lançado no Japão, recebendo uma versão para os Estados Unidos em 1996. Além do “Street Fighter II V”, lançada em 1995, “Street Fighter Alpha: The Movie” que chegou em 1999 e “Street Fighter IV: The Ties That Bind”, lançado em 2009 na edição de colecionador do game para o PS3 e Xbox 360. Na feira San Diego Comic Con 2012, os produtores Joey Ansah e Christian Howard anunciaram que a franquia voltará em uma nova série para a TV em 2013 com o nome de "Street Fighter: Assassin's Fist".

Graças a este dia especial, a Campcom irá lançar uma edição comemorativa dos 25 anos no dia 18 de setembro nos Estados Unidos. O pacote, chamado de "Street Fighter 25th Anniversary Collector's Set" custará US$ 150.
Conheçam mais da história geral do game assistindo ao vídeo abaixo e aproveitem este dia para juntar os amigos e fazer um campeonato de Street Fighter em casa. 





0 comentários:

Postar um comentário